Fique informado com as notícias on-line

23/06/2022

Conheça novo golpe que pede taxa para regularizar CPF em nome da Receita Federal



Conheça novo golpe que pede taxa para regularizar CPF em nome da Receita Federal

A Receita Federal do Brasil (RFB) emitiu um comunicado para alertar os cidadãos sobre um novo golpe que está sendo aplicado em seu nome, que envolve uma suposta regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

De acordo com a RFB, vários contribuintes têm recebido mensagens falsas via WhatApp, SMS e e-mail, na qual são avisados sobre uma irregularidade no CPF que precisa ser resolvida. Na mesma mensagem, um link é enviado induzindo a pessoa a pagar uma falsa taxa para fazer o acerto do documento.

No contato dos criminosos, eles utilizam vários recursos para confundir os cidadãos, como as cores da Receita, o uso da bandeira nacional e ainda se identificam como se fossem da própria “Receita” e falam sobre o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) .

A Receita alerta aos contribuintes que não faz esse tipo de contato, que os alertas enviados pelo órgão oficial não tem qualquer link de acesso e que não existem taxas para a regularização do CPF que tenha pendências.

A regularização de CPF pode ser feita gratuitamente pelo site oficial da Receita Federal. Ao entrar no site, o contribuinte deve selecionar a opção 'Meu CPF', em que encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema..

Em casos denunciados ao órgão, os valores cobrados pelos golpistas variam entre R$170 e R$275, e dependendo da situação, ainda são cobradas novas taxas para “outros acertos pendentes”. 

Fonte: Contábeis


Fechar