Fique informado com as notícias on-line

06/07/2020

IRPF 2020: Receita Federal conclui processamento das declarações



IRPF 2020: Receita Federal conclui processamento das declarações

A Receita Federal concluiu o processamento das Declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física 2020. O anúncio foi feito na quinta-feira, 02, dois dias após o prazo final de entrega da obrigatoriedade.

Neste ano, o processamento foi mais ágil que em 2019, quando a Receita demorou 13 dias para processar todas as declarações recebidas.

Desde de 2008, quando foi adotada a sistemática de processamento multiexercício, a Receita têm otimizado o seu desempenho, como podemos observar na tabela e gráfico abaixo:

 


De acordo com a Receita Federal, essa rapidez se deu pela constância nos parâmetros de malha e nas regras estabelecidas nos sistemas para tratar as declarações.

Outro fato bastante relevante é que 2020 foi o primeiro ano que a Receita Federal recepcionou mais de 30 milhões de declarações de contribuintes distintos, batendo também o recorde de declarações entregues pelo aplicativo Meu Imposto de Renda (APP e online).

Consulta Imposto de Renda

O contribuinte pode consultar o andamento da declaração do Imposto de Renda 2020 pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal.

Para isso, é preciso informar o CPF, código de acesso e senha. Acesse o menu "Meu Imposto de Renda", na lateral esquerda da tela. Será aberta uma nova janela do seu navegador de internet. Localize o menu "Processamento" e, em seguida, clique em "Extrato do Processamento", localizado logo abaixo dentro deste menu. Clique no ano que deseja informação. No caso da última declaração, escolha "2020".

 

Fonte: Portal www.contabeis.com.br


Fechar